Faculdade UNIFAMA – Colíder recebe “Selo Instituição Socialmente Responsável”

A Faculdade UNIFAMA – Colíder recebeu o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que tem por objetivo certificar que a IES participou da 18ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular e está verdadeiramente engajada com o ensino responsável.
Agradecemos a todos os acadêmicos e professores pelo esforço e dedicação aos projetos desenvolvidos para a Campanha da Responsabilidade Social. A conquista desse Selo foi graças ao desempenho de vocês!
Através da Campanha, a Faculdade UNIFAMA – Colíder fortaleceu seu papel como instituição comprometida com o bem-estar social, através de ações solidárias e de conscientização.
Ascom/UNIFAMA

Começa nesta segunda-feira (23), a Semana da Responsabilidade Social da Faculdade de Matupá – Unifama

Trabalhar por um futuro melhor para nossa sociedade é responsabilidade de todos. Quando se busca essa meta em grupo, os resultados são ainda melhores!

Nesta semana, os acadêmicos da Faculdade de Matupá – Unifama promovem ações de responsabilidade social em diversas áreas, como orientação, atividades culturais, recreativas, visitas e doações à instituições sociais.

As atividades fazem parte da  Semana da Responsabilidade Social 2019.

A Campanha é uma parceria com a ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior e tem por objetivo fortalecer a parceria entre a instituição e a sociedade.

Ascom/Unifama

UTÃ recebe Selo Instituição Socialmente Responsável 2017

A UTÃ – União das Faculdades de Guarantã do Norte recebeu o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que tem por objetivo certificar que a IES participou da 13ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular 2017 e está verdadeiramente engajada com o ensino responsável.

Para receber o selo, a instituição deve aderir à campanha e promover atividades voltadas à responsabilidade social, ao longo do ano. Juntamente com o selo, a ABMES parabenizou a UTÃ pela conquista.

Neste ano, os acadêmicos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Enfermagem, Farmácia, Letras, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação e Tecnologia em Agronegócio promoveram diversas ações de responsabilidade social .

A diretora geral da Instituição, prof.ª Fabiana Varanda Jorge parabenizou todos os envolvidos, acadêmicos, professores, coordenadores de curso e parceiros que abraçaram a causa e desenvolveram os mais diversos projetos de responsabilidade voltados para a comunidade: “A conscientização e mobilização de nossa comunidade acadêmica foi incrível! Este selo é mérito de vocês que não mediram esforços para desenvolverem projetos tão belos, voltados para a saúde, promoção e fortalecimento da educação, projetos sociais e de sustentabilidade e que engrandecem o acadêmico como pessoa, uma experiência que ele levará para a vida toda e que contribui para a sociedade na qual está inserido. Nossos projetos foram realizados em diversas cidades da região e queremos agradecer especialmente a toda a população e parceiros que nos receberam tão bem,  nos apoiando e incentivando na execução destas ações”.

A Campanha da Responsabilidade Social iniciou-se no ano de 2005 e segue até hoje como uma forte tradição. A UTÃ participa do evento desde o começo, fortalecendo seu papel como instituição comprometida com o bem-estar social, através de ações solidárias e de conscientização.

Ascom/UTÃ

Campanha Outubro Rosa: UTÃ promove ação de conscientização

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, o mês de outubro é dedicado à Campanha Outubro Rosa. Ciente da importância desta iniciativa, a UTÃ – União das Faculdades de Guarantã do Norte realizou nesta quinta-feira (26), uma ação de conscientização que consistiu em um diálogo com a Dra. Eliane Elisa Donadel Guimarães Dal Sochio e apresentação cultural.

A abertura do evento foi feita pelos acadêmicos do 3º semestre do curso de Psicologia Francisco Vieira do Nascimento e Gleiciani Moraes de Magalhães, que encenaram a peça de Teatro: “Prevenção é a solução”. Em seguida, a Dra. Eliane dialogou com os acadêmicos sobre as mudanças em relação a fatores de riscos para câncer de mama:  “O ano passado, a gente divulgou que nós fazíamos 57 mil novos diagnósticos por ano e perdíamos 800 mulheres por mês. Este ano, infelizmente, fazemos 58 mil novos diagnósticos por ano e perdemos mil mulheres por mês, no Brasil inteiro. Isso vem nos alarmando. O hábito de sedentarismo, o hábito alimentar,  que não é mais tão saudável, aumentam as chances. Nós sabemos que a mulher que é mãe mais tarde, ou que não é mãe, a mulher que deixa para ter o primeiro filho depois de 33, 34 anos de idade, aumentam as chances que essa mulher tem de ter câncer de mama”, informou a médica.

Segundo a Dra. Eliane, esta ação foi importante para fazer de cada acadêmico da UTàum formador de opinião e um divulgador do tema: “Estimulei bastante os alunos a adquirirem conhecimento em relação a esse tema, procurarem conhecimento sério, conhecimento relacionado às Sociedades, para que a gente possa ter conhecimento concreto, porque são muitos os vídeos, muitos os áudios que divulgam informações erradas sobre o câncer de mama, então temos que nos proteger, nos proteger de informações erradas que chegam para nós. Então, o objetivo principal, este ano, é isso: Procurar coisas sérias para se informar”.

Ao final do evento, a médica recebeu uma calorosa salva de palmas da comunidade acadêmica pelo reconhecimento da sua dedicação e empenho nesta causa tão importante que é a Campanha Outubro Rosa.

O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Ascom/UTÃ

Festa do Dia das Crianças é realizada em Guarantã do Norte, Matupá e Terra Nova do Norte em parceria com a UTÃ

Com o objetivo de proporcionar um dia especial para as crianças, a UTÃ – União das Faculdades de Guarantã do Norte, em parceria com as prefeituras de Guarantã do Norte, Matupá e Terra Nova do Norte, participou da Festa das Crianças, em cada município.

Foram desenvolvidas atividades lúdicas, artísticas, culturais, esportivas e de lazer, apresentadas por animadores infantis, tais como palhaços, princesas e personagens diversos. Os acadêmicos voluntários usaram fantasias de temas infantis para alegrar as crianças e realizaram diversas atividades como: pintura no rosto, corrida no saco, capoeira, caratê, dança, amarelinha, brinquedos infláveis. Além de distribuição de guloseimas, proporcionando momentos de interação.

Em Guarantã do Norte, a Festa foi realizada no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Em Matupá, as festivid13ades foram realizadas na Praça dos Migrantes.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Luciana de Fátima Souza, o intuito do evento foi fortalecer o protagonismo e o reconhecimento da criança como sujeito de direitos no âmbito familiar e social e despertar no acadêmico solidariedade e amor ao próximo.

Ascom/UTÃ

Foto: Agitah.com