Acadêmicos de Agronomia da Faculdade de Matupá – Unifama participam de aula prática de Pedologia sobre rochas e minerais

Os acadêmicos do curso de Agronomia da Faculdade de Matupá -UNIFAMA, durante a disciplina de Pedologia, ministrada pela coordenadora do curso, Profª Dra. Lilian Souza, participaram de aulas práticas no laboratório Multidisciplinar da faculdade com o intuito de conhecer os diferentes tipos de rochas e minerais através da visualização e contato com os mesmos. No último sábado (31), os acadêmicos concluíram a atividade prática na propriedade denominada Sítio Chopim, localizado a aproximadamente 6 km da sede do Município.

Através desta aula, foi possível verificar como abrir devidamente uma trincheira para estudo das características morfológicas, os horizontes e/ou camadas que constituem o estudo do perfil do solo, visando a compreensão dos assuntos. Na prática, visualizar horizontes e perfil de solo, assim como suas características morfológicas, como espessura, cor, textura, estrutura, consistência, transição entre horizontes e demais camadas.

De acordo com a prof. Lilian, as aulas práticas são de fundamental importância para que os alunos conheçam as descrições do solo no campo, como são constituídas do registro metodizado das suas características, através do estudo e do exame do solo em seu meio e condições naturais.

Ascom/Unifama

Professor da Faculdade de Matupá – Unifama tem artigo de sua autoria publicado em livro da Embrapa Agrossilvipastoril

O Engenheiro agrônomo Lucas Ferraz de Queiroz, Mestre em Ciências Agrárias e professor do curso Agronomia da Faculdade de Matupá – Unifama, teve um artigo de sua autoria  publicado no livro “Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável”.

O capítulo de autoria do professor, intitulado “Manejo da resistência de Helicoverpa armigera em sistemas de produção em Mato Grosso”, apresenta o resultado de pesquisa sobre monitoramento dos níveis de suscetibilidade de H. armigera aos inseticidas.

O livro digital  da Embrapa contém relatos sobre as contribuições da empresa para o setor agropecuário de Mato Grosso. A publicação conta com a participação de empregados de diferentes setores, bolsistas e parceiros institucionais e mostra pesquisas desenvolvidas, resultados alcançados, ações de transferência de tecnologia e comunicação e também os processos administrativos.

Lançado no ano em que a Unidade de pesquisa completou dez anos de sua criação, o livro pode ser acessado no site e baixado gratuitamente em formato PDF.

A diretora acadêmica da Faculdade de Matupá, prof. Mônica Picolo, coordenadora do curso de Agronomia, prof. Dra. Lilian Souza e o corpo docente da Instituição parabenizam o professor Lucas por esta conquista!

Ascom/Unifama

Acadêmicos de Agronomia da Faculdade de Matupá – Unifama participam de aula prática de Botânica I- Morfologia e Anatomia Vegetal

Com o objetivo de identificar e reconhecer os diferentes tipos de plantas e suas respectivas partes e funções, os acadêmicos do curso de Agronomia da Faculdade de Matupá – UNIFAMA participaram de uma aula prática da disciplina de Botânica I- Morfologia e Anatomia Vegetal, nesta segunda-feira (26), realizada no laboratório multidisciplinar da instituição e no Jardim da instituição, sob orientação da professora da disciplina e coordenadora do curso, Dra. Lilian Christian Domingues de Souza.

Segundo a prof. Lilian, as aulas práticas são de fundamental importância para que os alunos conheçam a morfologia externa das plantas, identificando os diferentes tipos de raízes, caules, como troncos, colmos, estipes e raízes grampiformes e epífitas, por exemplo.

“As aulas práticas fazem parte da formação do futuro engenheiro agrônomo, sendo essencial para que este profissional conheça as plantas no campo e suas respectivas partes e funções, bem como um conjunto de termos técnicos relacionados a botânica que irão auxiliar em consultorias ou até mesmo em conversas com produtores rurais”, pontuou a professora.

Ascom/Unifama

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, acadêmicos da FAMA irão distribuir mudas à população

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, os acadêmicos de Agronomia e Direito da FAMA – Faculdade de Matupá irão distribuir mudas de plantas à população, com o intuito de conscientizar sobre a importância de se preservar os recursos naturais, tendo como ação o plantio de mudas nas propriedades agrícolas e nas residências do Município. ?

A distribuição será realizada nesta quarta-feira (5), no estacionamento do Supermercado Machado, em Matupá e na Avenida Brasil, em Peixoto de Azevedo.

A ação é organizada pela coordenadora do curso de Agronomia, Profª Drª. Lilian Souza e coordenadora do curso de Direito, Profª Mª. Ana Célia de Julio, com apoio da Cooperativa Dos Garimpeiros – Coogavepe, Secretaria de Agricultura do Município de Matupá e Viveiro Municipal.

Ascom/FAMA

FAMA – Faculdade de Matupá realiza o 1º Ciclo de Palestras de Agronomia

O curso de Agronomia da FAMA – Faculdade de Matupá realizou na última quarta-feira (22), o 1º Ciclo de Palestras de Agronomia para os acadêmicos do curso, no Auditório da Instituição, com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos uma breve noção do que será o curso de Agronomia, além do escopo de atuação do profissional formado e apresentar conceitos sobre o desenvolvimento da atividade agrícola no contexto atual.

O evento contou com a palestra “Atuação do Sistema Confea/CREA”, ministrada pelo Jancarlos Rossini – Técnico Agrícola e representante do CREA – Guarantã do Norte e a palestra “Agronomia de Norte a Sul”, ministrada pelo Rogério Gonzatto- Doutor em ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM e Assessor Agronômico da OCP-Fertilizantes.

Além dos acadêmicos da FAMA, foram convidados os acadêmicos do curso de Agronomia da Faculdade Unifama.

De acordo com a coordenadora do curso, Profª Drª. Lilian Christian Domingues de Souza, o 1º Ciclo foi de grande importância para os acadêmicos, sendo que através das palestras eles puderam adquirir conhecimento a respeito da sua profissão, qual o órgão que é fiscalizador das atribuições do Engenheiro Agrônomo e como é o mercado de atuação destes futuros profissionais.

Ascom/FAMA

Acadêmicos de Agronomia da FAMA participam do 9º Dia de Campo promovido pela Embrapa

Os acadêmicos do curso de Agronomia da FAMA – Faculdade de Matupá marcaram presença no 9º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária promovido pela parceria entre Embrapa Agrossilvipastoril e Senar-MT, que aconteceu em Sinop – MT, nos dias 9 e 10 de maio.

Trata-se do maior evento de transferência de tecnologia promovido pela Embrapa em Mato Grosso. Realizado anualmente, nesta edição, a Embrapa comemorou dez anos de criação.

O dia de campo seguiu o mesmo formato das últimas edições, com o público sendo dividido em quatro grupos que percorreram um circuito de quatro estações de campo, com 40 minutos de duração em cada uma delas.

Após o fim da rodada, em que todos passaram por todas as estações, houve um quinto tempo, em que os participantes puderam escolher uma entre outras quatro estações disponíveis, ou ainda retornar para tirar dúvidas sobre algum conteúdo visto anteriormente.

Ascom/FAMA

com Informações da Assessoria – Embrapa

Acadêmicos de Agronomia da FAMA participam do Show Safra, em Lucas do Rio Verde

Os acadêmicos do 1º semestre de Agronomia da FAMA – Faculdade de Matupá participaram nesta última sexta-feira (29), do Show Safra – BR 163/2019, que aconteceu em Lucas do Rio Verde.

Segundo a coordenadora do curso, prof. Dra. Lilian Souza, a Visita Técnica teve como intuito ampliar os conhecimentos dos acadêmicos acerca das tecnologias que estão sendo utilizadas em nossa região para a produção de grãos.

Ela explicou que essa visita técnica possibilitou o encontro do acadêmico com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla.

“A realização dessas visitas é de extrema relevância para os alunos da graduação. Nelas, é possível observar o ambiente real das empresas que expõem seus produtos à venda, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos.  Nas visitas técnicas também é possível verificar aspectos teóricos que regem as empresas e o agronegócio na nossa região”, acrescentou a coordenadora.

Acadêmicos de Agronomia participam do Show Safra, em Lucas do Rio Verde

Os acadêmicos do 1º semestre do curso de Agronomia da FAMA – Faculdade de Matupá participaram nesta última sexta-feira (29), do Show Safra – BR 163/2019, que aconteceu em Lucas do Rio Verde.

Segundo a coordenadora do curso, Dra. Lilian Souza, a Visita Técnica teve como intuito ampliar os conhecimentos dos acadêmicos acerca das tecnologias que estão sendo utilizadas em nossa região para a produção de grãos.

Ela explicou que essa visita técnica possibilitou o encontro do acadêmico com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla.

“A realização dessas visitas é de extrema relevância para os alunos da graduação. Nelas, é possível observar o ambiente real das empresas que expõem seus produtos à venda, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos.  Nas visitas técnicas também é possível verificar aspectos teóricos que regem as empresas e o agronegócio na nossa região”, acrescentou a professora.